Adega

A Adega

Localizada num cabeço, a adega é um espaço dotado de uma magnífica vista sobre a propriedade e sobre o vale do Douro. É o resultado da reabilitação de um centro de vinificação do século XIX que incluía as estruturas tradicionais necessárias à vinificação. Os vários edifícios constituem exemplos da construção tradicional em xisto do Douro e foram cuidadosamente renovados mantendo todo o seu carácter.

Estes incluem dois armazéns, uma pequena habitação e um espaço com os tradicionais lagares em granito próprios para o processo fermentativo com “pisa a pé”. Todas as características tradicionais foram mantidas lado-a-lado com novos e tecnologicamente avançados equipamentos de vinificação, criando as condições ideais para a produção de vinhos de elevada qualidade. Presentemente, as instalações estão dotadas de equipamentos de esmagamento e desengaçamento modernos, sistemas suaves de remontagem e prensagem, uma rede de circulação de líquidos funcional e para além dos lagares existem cubas de fermentação em aço inox com controle de temperatura e sistema automático de remontagem.

 

A adega possui uma capacidade de armazenamento em cubas de aço inox superior a 60 000 litros e dois armazéns climatizados, um dos quais para envelhecimento em barricas de carvalho, sendo a sua capacidade superior a 50 cascos e outro para armazenamento de produto engarrafado. A unidade habitacional foi renovada, acomodando dois quartos, uma pequena cozinha e uma sala de provas caracterizada por uma ampla vista sobre o vale do rio Douro.

A conjugação de profissionais qualificados e as excecionais condições para a vinificação, são os fatores que possibilitam a produção de vinhos de elevada qualidade que já mereceram distinções nos mais importantes eventos internacionais do ramo.

Os vinhos da Quinta da Veiga são exclusivamente produzidos com uvas provenientes da nossa propriedade.