Douro

O Alto Douro Vinhateiro

O vale do Douro, primeira região demarcada vinícola do mundo, localiza-se no interior Norte a montante no rio Douro. Protegido pelo relevo, factores como a topografia, o clima e o solo definem um terroir único para a produção vinícola. É constituído por três sub-regiões: Baixo-Corgo, Cima-Corgo e o Douro Superior. Em 2001, a UNESCO inscreveu a região do Alto Douro vinhateiro na lista de Património da Humanidade na qualidade de paisagem cultural.

A introdução da vinha e a produção de vinho no vale do Douro remontam à ocupação da península Ibérica pelo Império Romano durante o século III DC.

Desde o século XVIII, o seu produto de referência, o Vinho do Porto, tornou-se mundialmente conhecido pela sua qualidade e singularidade. Embora desde sempre produzidos na região do Douro, os vinhos de mesa, só na segunda metade do século XX ganharam destaque e o devido reconhecimento.

A ancestral tradição de produção de vinhos e a força e perseverança dos habitantes deram forma a este território resultando numa única e magnífica paisagem cultural. As tradicionais vinhas em terraço sustentadas por muros de pedra (xisto), hoje coexistem com plantações em patamares taludados e vinhas ao alto, representando uma evolução tecnológica, social e económica que tornou possível a mecanização dos processos, mantendo o carácter paisagístico de uma das mais belas regiões agrícolas do mundo. A natureza coerente e integrativa destas transformações permitiu que as novas características morfológicas e funcionais não comprometessem nem a paisagem nem o potencial agrícola da região.

Miguel Torga

"O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso da natureza."

Um pouco mais sobre

Douro Vinhateiro

A Região Vinhateira do Alto Douro ou Alto Douro Vinhateiro foi classificada pela UNESCO, em 14 de Dezembro de 2001, como Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural e rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas e climáticas particulares.
0
mil

Hectares

Área total da Região Demarcada do Douro

0
divisões em

Sub-regiões

Baixo Corgo, Alto Corgo e Douro Superior

0
variedade de

Castas

Recomendadas na legislação

0
mil

Pipas de Vinho

Colheita na Região do Douro em 2017