Turismo

O Turismo

O edifício principal da Quinta da Veiga está presentemente aberto como casa de turismo em espaço rural. O conjunto edificado datado do século XVIII constitui a mais importante unidade construída da Quinta. Os edifícios, na sua maioria em xisto, eram compostos por armazéns, uma habitação de dois pisos e espaços com lagares em xisto. O projecto para esta unidade turística teve como objectivo principal a reabilitação e a manutenção do carácter da arquitectura tradicional da região do Douro e das estruturas existentes adaptadas a uma nova função.

Uma nova ala foi construída de forma equilibrada e harmoniosamente integrada com os corpos edificados existentes. O edifício de dois pisos tem uma área de cerca de 900 m2 e consiste num corpo encaixado no terreno, perfeitamente enquadrado na estrutura da paisagem e vinhedos que a compõem. O primeiro piso é composto pela recepção, sete quartos e uma suite. Dada a sua orientação a sul, beneficiam de uma vista panorâmica sobre o rio Douro e a sua paisagem.

O piso térreo consiste nas áreas sociais e de serviço. As áreas sociais incluem um salão de estar, uma sala de televisão, uma sala de jogos, uma sala de leitura, um business center e uma sala de refeições. Todos estes espaços prolongam-se visualmente e fisicamente para o terraço exterior, onde o vale do Douro é o cenário.

A casa da Quinta da Veiga apresenta igualmente espaços exteriores de elevada qualidade enquadrados com a paisagem envolvente e que por sua vez beneficiam a unidade arquitectónica dos edifícios. As áreas de estadia, os miradouros e os espaços de circulação permitem uma vivência exterior numa relação próxima com a paisagem.

O espaço exterior inclui uma piscina localizada numa plataforma inferior exposta a Sul, próxima dos vinhedos. A sua localização e forma rectangular alongada acentua a relação com a magnífica vista panorâmica sobre o rio Douro.

A localização, o enquadramento paisagístico e o carácter patrimonial do vale do Douro conferem à Quinta da Veiga e sua casa características singulares associadas a uma experiência vivencial única.